O fabuloso destino de Amélie Poulain - Jean-Pierre Jeunet

Hey, hey leitores õ/
Bom, como eu não consigo falar com a Lilah e eu acho que ela esqueceu do blog, eu vou postar isso sem autorização '-'
Hoje não vou fazer a resenha de um livro, mas sim de um filme incrível chamado O fabuloso destino de Amélie Poulain. Afinal, cinema também é arte como a literatura \õ/


SINOPSE

Após deixar a vida de subúrbio que levava com a família, a inocente Amélie (Audrey Tautou) muda-se para o bairro parisiense de Montmartre, onde começa a trabalhar como garçonete. Certo dia encontra uma caixa escondida no banheiro de sua casa e, pensando que pertencesse ao antigo morador, decide procurá-lo ­ e é assim que encontra Dominique (Maurice Bénichou). Ao ver que ele chora de alegria ao reaver o seu objeto, a moça fica impressionada e adquire uma nova visão do mundo. Então, a partir de pequenos gestos, ela passa a ajudar as pessoas que a rodeiam, vendo nisto um novo sentido para sua existência. Contudo, ainda sente falta de um grande amor.

RESENHA



Original, simples, diferente, inteligente, confuso, estranho, incrível, maravilhoso, mórbido, medonho... todos estes adjetivos podem servir para descrever o filme "O fabuloso destino de Amélie Poulain". Eu, particularmente, sou um mega-fã da arte francesa, assim como sou do país, da cultura e tudo o mais. Logo na introdução do filme, você repara que não é como qualquer merda americana que nós somos obrigados a engolir e dizermos que é bom.  

O narrador predomina nas falas durante uma boa parte do filme, descrevendo detalhes que você considera desnecessários, mas não critica isto, pelo contrário, se sente encantado. Foi um dos primeiros filmes que eu assisti que não perdem a magia quando são dublados, mas sim acabam ganhando uma magia a mais (inclusive, recomendo que assistam dublado em vez de legendado). 

A protagonista Amélie é uma personagem muito marcante para mim, com uma mentalidade e beleza completamente diferente da de qualquer pessoa normal. A expressão quase imutável dela, o sorriso malicioso, as suas atitudes em relação ao mundo ao seu redor. Os outros personagens também são diferentes dos que estamos acostumados a ver no cinema americano/brasileiro. 

Para assistir este filme, você tem que ter muita atenção, bons olhos e uma mente disposta a trabalhar, não esperar nada água-com-açúcar e nada que você esteja acostumado a ver. Poderá achar que os atores são muito parados, e realmente são, mas isto torna a história do filme ainda melhor. 

Frequentemente, você vai ver algumas cenas e vai pensar que pulou alguma parte do filme, pois não se lembra do que ela fez para estar em alguns lugares, mas calma... no final ela mostrará o que estava acontecendo e você entenderá. Confesso que algumas cenas, eu até hoje não consegui decifrar, mas isto não atrapalhou no meu entendimento e na evolução da história.

E eu jamais poderia deixar de falar do que mais me chama a atenção neste filme: a trilha sonora. Feita por Yann Tiersen, ela é extremamente bonita e cativante. Adequa-se às cenas do filme e algumas como Comptine D'un Autre Éte são dignas de uma cerimônia de casamento. Simplesmente perfeita!

É isto aí, meus leitores, se buscam um filme diferente e inteligente, assistam O fabuloso destino de Amélie Poulain. 

Bom filme e até a próxima! õ/

Nome original:  Le fabuleux destin d'Amélie Poulain
Idioma:  Francês
Gênero: Comédia romântica
Lançamento: 2001

Segue o trailer. Não achei dublado :c








O Coruja - Aluísio Azevedo

Hey, leitores õ/
Cá estou eu com uma nova resenha de um livro que eu demorei um pouquinho pra ler :D


SINOPSE

Publicado em 1887, a obra retrata a classe média oitocentista, e seus problemas como: o casamento, as finanças, a juventude, heranças, intrigas, etc. Ainda que relevante, o personagem que dá título ao romance, é figura secundária dentro do enredo. O protagonista é Teobaldo, André, O Coruja, conheceu no internato e do qual se fizera protetor até a sua morte. Segundo o professor Massaud Moisés, a obra flutua entre o esteticismo com vistas ao entretenimento e o flagrante verídico da conjuntura do final do século XIX.

RESENHA

Antes de mais nada, já deixo a todos avisados. Este livro se trata de um clássico da literatura brasileira, o que significa que você que lê por obrigação ou por modinha irá detestar automaticamente, pois isto sim é um livro "de verdade". 

Bom, este foi o primeiro livro que eu li deste autor, apesar de já ter visto algumas matérias sobre sua obra. Se você reside em São Paulo, com certeza tem ou conhece alguém que tem porque foi um dos livros distribuídos nas escolas públicas. Enfim, como a maioria dos alunos não lê estes livros e eu tenho uma amiga que se encaixa neste grupo, ela me doou o livro quando descobriu que eu me interessava. 

Como quase todo clássico, a história começa interessante e vai se tornando difícil quando está para chegar na metade do livro. Trata-se de um romance extremamente bem-escrito, se você pegar o livro que não é do governo '-' Porque este tinha alguns erros bem bizarros, mas nada que atrapalhasse muito a minha leitura.

Não vou dar muitos detalhes da história, pois creio que a Lila fará a síntese em breve, mas eu direi que é uma história cheia de amor, portanto, se você não gosta deste tipo de história, nem tente ler. O livro me trouxe uma visão interessante sobre como eu deveria viver a minha vida e sobre como a mulher deve ser tratada, além de me trazer uma personagem que ficará pra sempre na minha lista de mulheres dos livros que eu mais gosto, que é a Leonília. 

Este livro te faz pensar em suas ambições, no seu futuro... pense em tudo o que você quer (seja um sonho realizável ou não) antes de ler o livro e quando acabá-lo, reflita se você ainda quer tudo o que desejou. Pense também em como você trata as pessoas ao seu redor e como elas lhe retribuem isto. A leitura do livro de Aluísio Azevedo lhe trará estes pensamentos a tona.

Enfim, coleguinhas... eu não sei muito o que falar, mas digo que é muito bom. 

Se você gosta dos clássicos da literatura ou deseja ler o seu primeiro, eu recomendo muito O Coruja. Realmente um livro maravilhoso...

Título original: O Coruja
Gênero: Romance de amor
Lançamento: 1887
Idioma: Português