Bom, como eu não consigo falar com a Lilah e eu acho que ela esqueceu do blog, eu vou postar isso sem autorização '-'
Hoje não vou fazer a resenha de um livro, mas sim de um filme incrível chamado O fabuloso destino de Amélie Poulain. Afinal, cinema também é arte como a literatura \õ/
SINOPSE
Após deixar a vida de subúrbio que levava com a família, a inocente Amélie (Audrey Tautou) muda-se para o bairro parisiense de Montmartre, onde começa a trabalhar como garçonete. Certo dia encontra uma caixa escondida no banheiro de sua casa e, pensando que pertencesse ao antigo morador, decide procurá-lo e é assim que encontra Dominique (Maurice Bénichou). Ao ver que ele chora de alegria ao reaver o seu objeto, a moça fica impressionada e adquire uma nova visão do mundo. Então, a partir de pequenos gestos, ela passa a ajudar as pessoas que a rodeiam, vendo nisto um novo sentido para sua existência. Contudo, ainda sente falta de um grande amor.
RESENHA
Original, simples, diferente, inteligente, confuso, estranho, incrível, maravilhoso, mórbido, medonho... todos estes adjetivos podem servir para descrever o filme "O fabuloso destino de Amélie Poulain". Eu, particularmente, sou um mega-fã da arte francesa, assim como sou do país, da cultura e tudo o mais. Logo na introdução do filme, você repara que não é como qualquer merda americana que nós somos obrigados a engolir e dizermos que é bom.
O narrador predomina nas falas durante uma boa parte do filme, descrevendo detalhes que você considera desnecessários, mas não critica isto, pelo contrário, se sente encantado. Foi um dos primeiros filmes que eu assisti que não perdem a magia quando são dublados, mas sim acabam ganhando uma magia a mais (inclusive, recomendo que assistam dublado em vez de legendado).
A protagonista Amélie é uma personagem muito marcante para mim, com uma mentalidade e beleza completamente diferente da de qualquer pessoa normal. A expressão quase imutável dela, o sorriso malicioso, as suas atitudes em relação ao mundo ao seu redor. Os outros personagens também são diferentes dos que estamos acostumados a ver no cinema americano/brasileiro.
Para assistir este filme, você tem que ter muita atenção, bons olhos e uma mente disposta a trabalhar, não esperar nada água-com-açúcar e nada que você esteja acostumado a ver. Poderá achar que os atores são muito parados, e realmente são, mas isto torna a história do filme ainda melhor.
Frequentemente, você vai ver algumas cenas e vai pensar que pulou alguma parte do filme, pois não se lembra do que ela fez para estar em alguns lugares, mas calma... no final ela mostrará o que estava acontecendo e você entenderá. Confesso que algumas cenas, eu até hoje não consegui decifrar, mas isto não atrapalhou no meu entendimento e na evolução da história.
E eu jamais poderia deixar de falar do que mais me chama a atenção neste filme: a trilha sonora. Feita por Yann Tiersen, ela é extremamente bonita e cativante. Adequa-se às cenas do filme e algumas como Comptine D'un Autre Éte são dignas de uma cerimônia de casamento. Simplesmente perfeita!
É isto aí, meus leitores, se buscam um filme diferente e inteligente, assistam O fabuloso destino de Amélie Poulain.
Bom filme e até a próxima! õ/
Nome original: Le fabuleux destin d'Amélie Poulain
Idioma: Francês
Gênero: Comédia romântica
Lançamento: 2001
Segue o trailer. Não achei dublado :c