Cá estou eu com uma nova resenha de um livro que eu demorei um pouquinho pra ler :D
SINOPSE
Publicado em 1887, a obra retrata a classe média oitocentista, e seus problemas como: o casamento, as finanças, a juventude, heranças, intrigas, etc. Ainda que relevante, o personagem que dá título ao romance, é figura secundária dentro do enredo. O protagonista é Teobaldo, André, O Coruja, conheceu no internato e do qual se fizera protetor até a sua morte. Segundo o professor Massaud Moisés, a obra flutua entre o esteticismo com vistas ao entretenimento e o flagrante verídico da conjuntura do final do século XIX.
RESENHA
Antes de mais nada, já deixo a todos avisados. Este livro se trata de um clássico da literatura brasileira, o que significa que você que lê por obrigação ou por modinha irá detestar automaticamente, pois isto sim é um livro "de verdade".
Bom, este foi o primeiro livro que eu li deste autor, apesar de já ter visto algumas matérias sobre sua obra. Se você reside em São Paulo, com certeza tem ou conhece alguém que tem porque foi um dos livros distribuídos nas escolas públicas. Enfim, como a maioria dos alunos não lê estes livros e eu tenho uma amiga que se encaixa neste grupo, ela me doou o livro quando descobriu que eu me interessava.
Como quase todo clássico, a história começa interessante e vai se tornando difícil quando está para chegar na metade do livro. Trata-se de um romance extremamente bem-escrito, se você pegar o livro que não é do governo '-' Porque este tinha alguns erros bem bizarros, mas nada que atrapalhasse muito a minha leitura.
Não vou dar muitos detalhes da história, pois creio que a Lila fará a síntese em breve, mas eu direi que é uma história cheia de amor, portanto, se você não gosta deste tipo de história, nem tente ler. O livro me trouxe uma visão interessante sobre como eu deveria viver a minha vida e sobre como a mulher deve ser tratada, além de me trazer uma personagem que ficará pra sempre na minha lista de mulheres dos livros que eu mais gosto, que é a Leonília.
Este livro te faz pensar em suas ambições, no seu futuro... pense em tudo o que você quer (seja um sonho realizável ou não) antes de ler o livro e quando acabá-lo, reflita se você ainda quer tudo o que desejou. Pense também em como você trata as pessoas ao seu redor e como elas lhe retribuem isto. A leitura do livro de Aluísio Azevedo lhe trará estes pensamentos a tona.
Enfim, coleguinhas... eu não sei muito o que falar, mas digo que é muito bom.
Enfim, coleguinhas... eu não sei muito o que falar, mas digo que é muito bom.
Se você gosta dos clássicos da literatura ou deseja ler o seu primeiro, eu recomendo muito O Coruja. Realmente um livro maravilhoso...
Título original: O Coruja
Gênero: Romance de amor
Lançamento: 1887
Idioma: Português
Título original: O Coruja
Gênero: Romance de amor
Lançamento: 1887
Idioma: Português
Espetacular este livro, estou na terceira fase, e parece que se encaminha para um final triste. Esses dias eu vi na última página, mesmo que por acidente, o que acontece no final com um personagem. No mais, seu blog é bem interessante. Valeu! - Alex Almeida dos Santos
ResponderExcluir