Olá meus queridos marshmallows! Desculpem minha ausência, ela se dá devido ao fato de que eu realmente tenho um zilhão de coisas para fazer que podem ser resumidos em uma palavra: estudo. Enfim, tenho muitos livros novos para ler, porém o tempo não me pertence... portanto irei fazer a síntese de um livro que li no início do ano da nossa tão aclamada autora, Clarice Lispector.
Peço perdão, desde já, por não conseguir fazer algo tão divino quando o maravilhoso Best Biel fez, contudo, darei meu melhor!
SÍNTESE
"Bem sei que é assustador sair de si mesma, mas tudo o que é novo assusta."
O livro, narrado por Rodrigo S.M (alter ego de Lispector), conta toda a trajetória da pobre Macabéa, uma alagoana órfã, criada pela tia, que não possuía nenhuma beleza exterior, não conseguia se comunicar com os demais e sentia-se um nada na vastidão do mundo. A nordestina acaba indo para o Rio de Janeiro, a fim de achar um trabalho que possa melhorar sua vida, coisa praticamente impossível já que tinha estudado apenas até o terceiro ano do primário. Por fim, acaba por encontrar um emprego no cargo de datilógrafa - no qual precisa escrever letra por letra. Sua casa era um quarto de pensão dividido com mais quatro colegas. Uma pessoa simples. Simples ao extremo. Olha-se no espelho e não vê nada em si mesma.
O narrador, durante todo esse longo percurso (que não é tão longo assim, contando as poucas páginas do livro), mostra seu ponto de vista em relação a personagem. Como pode alguém prender-se tanto a coisas insignificantes? Sentir-se feliz com as pequenas coisas da vida? Macabéa consegue essa dádiva e sorri para quase tudo.
Uma coisa interessante é a inveja que tem de sua colega de escritório, Glória, mesmo essa não tendo nada de bonita: Glória tem dinheiro.
É uma obra que pode ser chamada, no mínimo, de interessante. Ainda há no desenrolar da trama o namoro de Macabéa que parecia, até então, impossível de acontecer. Muitas coisas - mínimas - sobre a vida da mocinha ingênua são esclarecidas; algumas outras, nem tanto. Contudo, é algo pelo qual você anseia o final: o que acontecerá com ela? Qual será o enredo da história? Será que a vida de Macabéa dá um salto rumo ao magnífico?
Coisas que simplesmente não posso dizer, já que a última página é de comoção e confusão total. Creio que, para os que gostam de uma boa reflexão, o livro será uma boa pedida, agora para aqueles que não são tão ligados assim, podem ao menos ler e entenderão, com toda a certeza, a mensagem que o pseudonarrador nos quer passar.
"Para ela, a realidade era demais para ser acreditada. Aliás, a palavra 'realidade' não lhe dizia nada."
Existem duas adaptações dessa obra para o cinema. Uma data de 1985; nunca assisti para poder dar minha própria opinião, mas através de pesquisas pude perceber que é fiel o bastante para agradar a quem quer um filme completo.
A outra é um especial produzido pela Rede Globo de televisão.
Título Original: A Hora da Estrela
Idioma: Português
Lançamento: 1977
Gênero: Romance
Caso tenham gostado - nem que apensa um pouquinho - desse post, deixem seu curtir aí embaixo! Não se esqueçam de recomendar no Google Plus, retwittar, compartilhar no facebook e tudo mais! Obrigada! ;)
Nenhum comentário:
Postar um comentário