Cartas Para Julieta - Lise e Ceil Friedman

Olá, leitores lindos do meu Alt + 3 ♥
Estou de volta õ/
Eu passei numa ETEC pertencente à Unicamp e entrei numa escola nova aqui da minha cidade, então eu estava muito ocupado gerenciando o tempo que eu teria pra me dedicar a tudo e agora eu já terminei esta tarefa. Acredito que tanto eu quanto a Lilah voltaremos a postar normalmente.

Pra marcar minha presença neste blog de novo aí vai a resenha de um livro bem legal e diferente do que eu esperava!



SINOPSE

A lenda do casal apaixonado de Shakespeare atrai visitantes a Verona, na Itália, todos os anos. Todos os dias, cartas, que costumam ter como endereço simplesmente 'Julieta, Verona', chegam à cidade. Chegam aos montes, em quase todas as línguas possíveis e imagináveis, escritas por românticos que buscam os conselhos de Julieta. E, surpreendentemente, nenhuma fica sem resposta. 'Cartas para Julieta' conta a história dessas cartas e dos voluntários que vêm escrevendo respostas para elas durante mais de sete décadas. O livro reconstitui a história por trás da peça de Shakespeare e leva o leitor até os monumentos que alimentaram a lenda de Julieta e seu Romeu.

RESENHA

Você - provavelmente - ao ver que o título do livro era "Cartas para Julieta" , pensou "Nossa eu já vi/ouvi falar do filme! Não sabia que era um livro." E você está certo, não é um livro. A história do filme foi criada pela pessoa que escreveu o enredo e o livro foi lançado só depois do filme. 

Acho que todos aqui concordam que "Cartas para Julieta" é um filme muito lindo, mesmo para aqueles que não gostam muito de romance água-com-açúcar. Tem até uma piadinha na minha família porque meu pai que sempre gostou de filmes de ação e luta, assistiu o filme do começo ao fim. Porém realmente é muito bom e eu recomendo, mas... a resenha é sobre o livro.

Você deve estar se perguntando: Se a história do livro não é a mesma do filme, do que se trata o livro?
Eu explico. É um documentário falando, obviamente; sobre as cartas enviadas para Julieta e como tudo isso começou. Mas também nos conta sobre a maravilhosa história escrita por Shakespeare, como ela repercutiu pela cidade de Verona, sobre como as pessoas de lá acreditavam nesta lenda como algo verídico e sobre personalidades e locais da cidade dedicados ao casal mais famoso da literatura e do teatro.

Parece chato, mas não é. O livro é curto, você consegue ler ele inteiro em duas ou três horas, mas vale a pena comprar ou emprestar de alguém. O design dele é o mais bonito que eu já vi, logo ao abrir o livro, você dá de cara com uma linda imagem, além de um texto escrito com uma fonte muito chamativa e bonita.


Até os travessões e hífens do livros são originais, de um modo que eu demorei um bom tempo para perceber o que eram aqueles sinais. Não é um romance, ou seja, não conta uma história, é apenas um documentário escrito. As palavras do livro não são difíceis, de modo que você pode viajar no espaço e no tempo junto com o narrador do livro para a maravilhosa cidade de Verona e conhecer as maravilhas de lá sem precisar sair de casa. 

Eu jamais me arrependeria de comprar este livro. Confesso que fiquei decepcionado, pois esperava um livro que contasse uma história parecida com a do filme, mas agora que eu terminei a leitura, acho que valeu mais a pena do que se fosse um romance. A única coisa que eu peço para o leitor antes de pegar "Cartas para Julieta", é ler a história escrita por Shakespeare, pois assim o livro se tornará mais interessante.

Ao fim de cada capítulo, as autoras do livro colocam alguns trechos ou cartas inteiras que foram enviadas para Julieta, contando histórias de amor e problemas pessoais. Algumas são meio "toscas", já outras são bem fortes ou parecidas com a história de Romeu e Julieta. 

Enfim, eu recomendo a leitura. É um livro que despertará sua curiosidade para visitar a cidade algum dia, para saber mais sobre Shakespeare e acreditar no poder do amor verdadeiro. ♥

Título original: Letters to Juliet
Lançamento: 2010
Idioma: Inglês
Gênero: Documentário

Pra quem nunca viu o filme inspirado nas cartas enviadas para a protagonista de Shakespeare, aqui vai o trailer:

  






Nenhum comentário:

Postar um comentário