“O que você acaba lembrando nem sempre é a mesma coisa que viu.” A frase, dita por Tony Webster, protagonista e narrador de O sentido de um fim, resume bem a ideia central da trama criada por Julian Barnes. Ao reavaliar seu passado, o personagem descobre que há contas a acertar, sentimentos que não foram esquecidos e fatores surpreendentes que ameaçam a tranquilidade de sua vida de aposentado. Vencedor do prestigiado Man Booker Prize 2011, O sentido de um fim é a história de um homem que se esforça para passar a limpo o seu passado. Escrito com a precisão e a habilidade que são a marca de Julian Barnes, um dos mais importantes escritores da atualidade, o livro aborda, de forma brilhante, a sensação de instabilidade cronológica numa elaborada reflexão sobre o envelhecimento, a memória e o remorso. Na juventude, Tony, Alex e Colin eram os melhores amigos na escola. Com a chegada de Adrian Finn, um rapaz tímido, um pouco mais sério e extremamente inteligente, o trio inseparável se torna um quarteto, que jura manter para sempre o laço que os une. Com fome de livros e de sexo, os rapazes acreditavam que suas vidas ainda estavam por começar, sem se darem conta de que tudo já era para valer.
RESENHA
"O sentido de um fim" é um dos livros mais inteligentes que eu já li, mas não posso dizer que eu realmente gostei dele. Há um excesso de filosofia no texto e um enredo extremamente vazio. Se me perguntarem o que eu aprendi com este livro, eu posso dizer:
1 - Aprendi a pensar nos meus atos antes de fazê-los;
2 - Aprendi que a velhice é para todos e eu devo aproveitar a juventude;
3 - Aprendi coisas que podem levar alguém ao suicídio;
4 - Aprendi a dar valor a um amor verdadeiro;
5 - Aprendi que as memórias somem depois de velho.
Enfim... muitas e muitas coisas vem com este livro e se você quiser, pode aplicá-las em sua vida. Agora se a pergunta fosse sobre o que fala o livro, eu juro que eu não saberia responder direito. O autor enrola tanto escrevendo que eu fiquei perdido na história, ela é muito vazia e rápida, sendo interrompida a todo instante para que o protagonista nos mostre seus pensamentos.
Sei que ela fala sobre um homem que teve uma namorada e depois de velho, ele recebe uma carta da mãe desta namorada comunicando sua morte (?) e deixando para ele um diário, que estava com esta namorada dele. Ele começa a se comunicar com ela, mas Veronica é uma personagem meio louca e a história se embola toda.
O livro também é bem pornográfico, inclusive eu não recomendo se você for muito sensível. Ele fala alguns palavrões e há muito erotismo na história. Eu sinceramente, não gosto de livros deste jeito, talvez não tenha uma mente tão desenvolvida para conseguir ler esse tipo de coisa sem ficar incomodado.
Concluindo, não é um livro que eu recomendo para qualquer um, só se for alguém que tenha muita "experiência" com livros nesse estilo pouca história, muita filosofia...
Título original: The sense off an ending
Idioma: Inglês
Lançamento: 2012
Gênero: Ficção, romance
Nenhum comentário:
Postar um comentário