A História Sem Fim - Michael Ende

"Fantasia é a história sem fim escrita num livro de capa cor-de-cobre que estava no sótão de um colégio."


Muito me admira que esse livro seja tão pouco conhecido, já que foi adaptado consideravelmente para TV e cinema de diversas formas.



SÍNTESE

Tudo começa em um dia de chuva, quando o pequeno Bastian resolve se esconder dos moleques grandões de sua escola em uma livraria alfarrabista. Assim que entra no lugar, pequenos sinos anunciam a sua presença ao Sr. Koreander, que levanta os olhos de sua leitura, mas que sujeitinho esquisito... e gorducho também! Pensa Karl, que vai logo dizendo a Bastian que não há nada ali para ele, mas o garoto não consegue desgrudar os olhos daquela capa chamativa e dourada que está nas mãos do senhor baixinho na poltrona. Mas que cosa linda! Cheia de detalhes e ornamentos... enquanto bem no meio, está escrito em letras grandes "A História Sem Fim". Como ele gostaria de ter aquele livro consigo...

Trim, trim, trim... o telefone toca, e o Sr. Koreander levanta-se para atender. A oportunidade é perfeita.

Bastian Baltazar Bux - esse era seu nome completo - amava os livros mais que tudo! Se você já passou horas a fio lendo, sem se preocupar com nada mais, ou se já acendeu uma lanterna para ler debaixo do cobertor mesmo quando os pais te mandaram apagar a luz.. ou até mesmo, se já esqueceu todo o mundo e tudo ao seu redor para mergulhar nas páginas de um livro, bom, se já fez algo parecido vai entender porque Bastian não conseguiu controlar seus instintos.

Segurou o livro com todas as forças e colocou-o debaixo das roupas, então desatou a correr para fora dali, para muito longe. Tinha consigo um tesouro e não via a hora de abrir o baú. Mas, duas questões surgiram: Como Bastian voltaria para casa com o livro e diria para o pai "Ah, eu roubei ele da livraria" ? Ou como poderia ir para a escola e entrar atrasado na classe - pois era óbvio que a esta altura a aula já teria começado - sem dar um motivo explícito?

Não, tinha que encontrar outra saída. E foi neste exato momento que a aventura de um menino sozinho começou a começar ;)

O pequeno Bux se lembra de que ha um lugar aonde ninguém vai conseguir encontrá-lo, e é assim que entra dentro do porão da escola e se acomoda com alguns cobertores e colchonetes velhos, acende um castiçal com algumas velas e inicia sua viagem ao mundo da fantasia. Uma coisa a mais o surpreende... o livro é escrito em duas cores! Verde e vermelho, alternando de maneira não especificada. O que estaria escrito naquelas páginas? Ele estava prestes a descobrir.

***

A Imperatriz Criança corre perigo, e junto com ela toda Fantasia. Todos sabem que somente o Oráculo Uiulala pode dizer qual é a solução e que é preciso um guerreiro para seguir nessa missão: Atreyu, um jovem de pele esverdeada é escolhido e sai em busca da cura para o país aonde mora. Mal sabe ele as aventuras que vai viver: tantos lugares diferentes, seres de todas as espécies, armadilhas... e um dragão! Fuchur, o Dragão da Sorte que tinha o pelo perolado e sabia ser um ótimo companheiro de viagem, tal como um meio de transporte também.

***

O que acontece é incrível e mesmo assim, esperado. Na minha opinião, o livro não parece ser apenas um, devido aos seus capítulos variados, dá a impressão de que se leu uma saga completa!

Título Original: Die Unendliche Geschichte
Idioma: Alemão
Gênero: Fantasia
Lançamento: 1979

Trailer da primeira versão do filme de 1984 - Inglês



Nenhum comentário:

Postar um comentário