"Dez negrinhos vão jantar enquanto não chove;
Um deles se engasgou, e então ficaram nove.
Nove negrinhos sem dormir: não é biscoito!
Um deles cai no sono e então ficaram oito.
Oito negrinhos vão a Devon de charrete;
Um não quis mais voltar, e então ficaram sete.
Sete negrinhos vão rachar lenha, mas eis
Que um deles se corta, e então ficaram seis.
Seis negrinhos de uma colmeia fazem brinco;
A um pica uma abelha, e então ficaram cinco.
Cinco negrinhos no foro, a tomar os ares;
Um ali foi julgado, e então ficaram dois pares.
Quatro negrinhos no mar, a um tragou de vez;
O arenque defumado, e então ficaram três.
Três negrinhos passeando no zoo. E depois?
O urso abraçou um, e então ficaram dois.
Dois negrinhos brincando ao sol, sem medo algum;
Um deles se queimou e então ficou só um.
Um negrinho aqui está a sós, apenas um;
Ele então se enforcou e não ficou nenhum."
Há quem diga que estes são os versos de de uma antiga canção de ninar... mas Agatha Christie provou o contrário: de acordo com ela, é possível desenrolar uma maravilhosa trama de mistério ao redor deste poema medonho.
O Caso dos Dez Negrinhos é realmente um dos melhores livros que já li em toda a minha vida. Tem tudo o que uma história precisa ter para te deixar com os olhos grudados nas páginas até a última palavra. Suspense, fatores psicológicos, um tanto de comédia - para quem consegue compreender -, e até ares de romance. É o exemplar da autora mais lido em todo o mundo - e, de acordo com minhas pesquisas, o mais adaptado para as telas também (cerca de 15 adaptações baseadas no mesmo). Quando foi lançado nos EUA, causou certa polêmica devido ao título, e por isso é também conhecido como And Then There Were None (E Então Não Ficou Nenhum) ou Ten Little Indians (Dez Indiozinhos). É um dos maiores Best-Sellers de todos os tempos - chegou a vender mais de 100 milhões de cópias.
SÍNTESE
Oito pessoas são convidadas através de cartas para passar um final de semana em uma casa localizada em uma ilha, digamos, deserta. E apesar da quantidade de pessoas, nenhuma delas sequer viu o Sr. ou a Sra. Owen - ou U. N. Owen. Os hóspedes não se conheciam antes desta visita - que teve um motivo diferente para cada um - e acham bastante estranho que tenha apenas dois empregados na casa, que dizem ter chegado a poucos dias e não viram os patrões ainda. Os olhares começam a ser trocados e o clima fica um tanto frio...
No jantar, o primeiro incidente acontece e eles não tardam a perceber o que está por vir. Muito bem, o que resta agora é cautela e esperteza, apesar de que é praticamente impossível descobrir o que está acontecendo. Quem afinal está armando tudo aquilo? Estariam apenas os 10 na ilha, ou ha uma 11ª pessoa? E o que acontece com os negrinhos que ficam sobre a mesa? Será apenas coincidência? Óbvio que não! Ao longo da história, seu olhar de detetive vai apontar para vários suspeitos... mas nada vai estragar o grand finale! Vale muito a pena ler, mas cuidado para não perder nenhuma palavrinha! ;)
Título Original: Ten Little Ninggers
Idioma: Inglês
Gênero: Romance Policial
Lançamento: 1939
Adaptação cinematográfica do ano de 1945 em Preto e Branco - Legendado
Nenhum comentário:
Postar um comentário