E, mais uma vez, nossa Rainha do Crime está aqui - mesmo que essa seja a segunda síntese. e.e'
Em Cartas na Mesa temos uma investigação de meu detetive preferido em todo o universo - desculpa Holmes -, Hercule Poirot! Se não estou enganada, houve uma adaptação para a TV, mas não estou certa de quando e não consegui nenhum vídeo.
SÍNTESE
Tudo se inicia com o inesperado encontro de Poirot com Mr. Shaitana em o que parece ser uma exposição. O senhor que troca conversa fiada com o detetive, e tem uma aparência descrita como teatral: alto, magro, vestindo-se sempre de modo exagerado, com um bigode - talvez o único - que pudesse competir com o do Monseiur Poirot, e o sorriso sinistro estampado nos lábios, acaba por revelar seu grande fascínio pelo mundo do crime e convida Poirot para um jantar em sua casa, onde lhe mostrará sua grande coleção de peças raras e misteriosas.
No dia do evento, Hercule Poirot é surpreendido com 7 outros convidados: Miss Anne Meredith, uma linda jovem; Mrs. Lorrimer, uma viúva que é ótima jogadora de bridge; Coronel Race, membro das forças armadas; Mrs. Oliver, uma escritora de romances policiais um tanto desorientada; Major Despard, um homem com ar misterioso, o Dr. Roberts, um médico renomado e conhecido nos arredores; e o Superintendente Battle, um antigo amigo de Poirot e membro da Scotland Yard.
O jantar é posto e o anfitrião diz algumas palavras que despertam o instinto assassino de alguém presente na sala. Após a fantástica refeição, é proposta uma partida de bridge e dois grupos são divididos: Miss. Meredith, Mrs. Lorrimer. Majos Despard e Dr. Roberts em um; Poirot, Battle. Mrs. Oliver e Coronel Race em outro. Mr. Shaitana fica apenas observando o jogo de sua confortável poltrona perto da lareira. Tudo corre extremamente bem, quando finalmente chega a hora de se despedirem. Um susto. Mr. Shaitana está morto! Isso mesmo, foi apunhalado em algum momento da noite com um belo punhal, cravejado de joias... mas quem terá sido?
É então que se chega a uma conclusão: aquele jantar teve um propósito, reuniu 4 detetives e 4 pessoas que provavelmente cometeram um crime em seu passado. Muita coisa tem que ser descoberta.
Cada página traz coisas que jamais passariam pela sua cabeça e, mesmo com tantos membros de investigação envolvidos nesse caso, claro que ninguém mais, ninguém menos que o maravilhoso Poirot, que conta com a ajuda das cartas de bridge, para desvendar o mistério!
Eu juro que cheguei a tantas conclusões durante a leitura, que jamais pensaria no que realmente aconteceu... é algo tão perfeitamente ajustado e planejado que só mesmo lendo ate o final para saber. XD
Título Original: Cards On The Table
Idioma: Inglês
Gênero: Romance Policial
Lançamento: 1936
Nenhum comentário:
Postar um comentário