A lenda dos guardiões (Série) - Kathryn Lasky

Uma série no mínimo interessante.


SINOPSE (Livro 1)

(...) Soren tentou desesperadamente bater as pequenas asas curtas. Inútil! "Estou morto. Uma corujinha morta. Três semanas fora da casca e a minha vida termina!", ele pensou. Soren, uma coruja jovem e inteligente, vive na pacífica Floresta de Tyto. Ele nem desconfia que uma grande e inimaginável ameaça vai transformar sua vida para sempre. Depois de cair do ninho onde mora, Soren é sequestrado e levado à sinistra Academia S. Aegolius para Corujas Órfãs. Lá, ele e outros filhotes são forçados a trabalhar e ficam expostos à Lua cheia, que os hipnotiza e transforma em seres vazios, sem lembranças de quem eram. Qualquer reação ou pergunta pode resultar em terríveis castigos ou até ser fatal! Enquanto luta para não perder a identidade, Soren faz uma amiga, Gylfie. Os dois logo descobrem que a única maneira de fugir dali é aprender a voar - voar até Ga Hoole, um reino de bravos guerreiros, os únicos que podem proteger as corujas de tamanho perigo. Será que eles vão descobrir a razão dos sequestros? Ga Hoole existe ou é só uma lenda? Junte-se a Soren e Gylfie e conheça um universo repleto de fantasia, surpresas e ação. A série A Lenda dos Guardiões ficou por diversas semanas na lista dos livros mais vendidos do New York Times e deu origem a um filme. A Captura é o início de uma história envolvente, diferente de tudo o que você já viu.

RESENHA

Bom, antes de resenhar, eu gostaria de contar como o primeiro livro da série veio parar nas minhas mãos. Na Páscoa do ano passado, eu ia para a casa da minha avó, para fazermos as comemorações e minha tia veio buscar minha família pra irmos até lá. Eu não estava esperando nada além do ovo de chocolate costumeiro, mas além do ovo, ela também me deu um livro. 

Eu me lembrei do filme "A lenda dos guardiões", que eu não assisti até hoje, mas já tinha ouvido falar. E uma história sobre corujas falantes não me interessou muito de início, além do mais, eu imaginava que era um livro para criancinhas, já que o filme era uma animação em 3D. Mas mesmo assim, eu comecei a ler e a história era bem diferente do que eu imaginava.

Para quem gosta de corujas (é a maior modinha nas redes sociais), os livros são maravilhosos. Se passa numa espécie de universo paralelo onde só existem corujas e alguns outros animais. A história não é pesada, é muito fácil de ler. A leitura é bastante envolvente e você ganha algum conhecimento inútil sobre como é a vida de uma coruja de verdade. Eu confesso que tenho medo de corujas, então esta série não foi uma coisa tão maravilhosa assim, mas...

Enfim, eu não saberia indicar uma faixa etária adequada para os livros. Parece muito forte para crianças de até 11 anos, mas muito bobo para pessoas acima de 12, mas eu indicaria para crianças entre 11 e 13 anos. A série é enorme (15 livros), mas eles são pequenos, então não é muito difícil de acabar, até porque você fica na curiosidade para saber o fim. 

Se você não entendeu o que eu quis dizer com o negócio da faixa etária, observe estes trechos:

"Mas a sra. P guardou o pior insulto para o final:

-Fazedores de cocô molhado!" 

Idiota, não?

"Soren mirou os olhos, mas um deles já estava inutilizado, pois a brasa o tinha atingido e a órbita ainda quente, soltava pequenas centelhas. Digger enterrou as garras nas costas do lince, que se retorcia no chão, Gylfie prendeu uma das garras na maior narina que Soren já tinha visto. Crepúsculo deu um corte rápido na garganta do animal e o sangue espirrou. O felino não estava mais uivando."

Agressivo, não? E as duas partes são do mesmo livro. Foram transcritas do livro 2 (A Jornada), mas é este o mesmo padrão do livro A captura, algumas cenas são bem mais fortes do que esta. Cenas de morte e crueldade, mesmo sendo sobre corujas, ainda são pesadas.

O "design" das páginas e dos capítulos também é bem legal, foi o único livro que eu achei até as páginas lindas. Foi muito bem-feito. E eu recomendo o livro, principalmente se você for do tipo de leitor que ainda está começando a entrar no maravilhoso mundo da literatura, pois é uma leitura que não cansa e te envolve. 

Bom, esta resenha não ficou muito boa, porque eu não sei bem o que falar desta série, mas resumindo: eu gostei. Se você por ventura encontrar em uma livraria e comprar, não terá jogado seu dinheiro fora. 

Titulo original: Guardians of Ga'Hoole
Lançamento: 2010
Idioma: Inglês
Gênero: Fantasia

Eis o trailer da animação feita, eu só assisti uma parte e eu sei que eles cortaram as cenas mais fortes. Mas não posso dizer se foi fiel ao livro. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário