SINOPSE
Depois da improvável e inusitada vitória de Katniss Everdeen e Peeta Mellark nos últimos Jogos Vorazes, algo parece ter mudado para sempre em Panem. Aqui e ali, distúrbios e agitações dão sinais de que uma revolta é iminente. Katniss e Peeta, representantes do paupérrimo Distrito 12, não apenas venceram os Jogos, mas ridicularizaram o governo e conseguiram fazer todos - incluindo o próprio Peeta - acreditarem que são um casal apaixonado. A confusão na cabeça de Katniss não é menor do que a das ruas. Em meio ao turbilhão, ela pensa cada vez mais em seu melhor amigo, o jovem caçador Gale, mas é obrigada a fingir que o romance com Peeta é real. Já o governo parece especialmente preocupado com a influência que os dois adolescentes vitoriosos - transformados em verdadeiros ídolos nacionais - podem ter na população. Por isso, existem planos especiais para mantê-los sob controle, mesmo que isso signifique forçá-los a lutar novamente.
RESENHA
Devo dizer que este livro é bem melhor do que Jogos Vorazes. Ele me prendeu de tal forma que eu passei sete horas seguidas o lendo em um dia e mais seis horas no outro. Cada capítulo traz uma emoção diferente, algo que mexe dentro do seu peito, algo que te faz pensar em revolução.
Eu não posso falar muito do modo que o livro foi escrito, pois eu fiz uma leitura em PDF, então como a maioria dos grupos que traduzem livros não sabem escrever, havia alguns erros bem bizarros como "cançasso", "concerteza" , etc.
Mas quanto ao enredo, você provavelmente já ouviu falar que a primeira parte do livro é chata e a segunda parte é muito melhor. Eu discordo desta afirmação, pois a primeira parte realmente é mais parada, porém, é essencial ao livro e mostra como Katniss se sentia com toda aquela opressão da Capital. Ela também mostra o Presidente Snow e como ele fará de tudo para que Katniss esteja morta. Então, não digo que é chata, mas sim, no mínimo interessante.
Já na segunda parte, a emoção começa, tudo acontece tão rápido que você mal tem tempo de absorver a informação que lhe foi dada, seu coração dispara, você se revolta com os personagens, quer parar de ler o livro de tanta raiva, mas a história é tão bem-escrita que é como se o livro colasse na sua mão, você sempre vai querer saber o que acontece a cada capítulo.
Em Chamas mostra realmente o poder da Capital e faz um paralelo com o nosso mundo, a repressão do governo, que apesar de não ter mandado ninguém para uma arena, pode ter feito coisas piores, ter condenado réus inocentes, roubado altas quantidades de dinheiro do povo, enfim...
Os dois últimos capítulos são bastante confusos, eu mesmo só entendi o que aconteceu depois que eu assisti o filme, mas eu só coloco este defeito no livro, quanto ao resto, está maravilhoso. Agora eu estou lendo "A Esperança" e logo mais eu volto com uma resenha do livro que conclui a trilogia "Jogos Vorazes".
Titulo Original: The Hunger Games: Catching Fire
Idioma: Inglês
Gêneros: Ficção, Romance, Ação
Lançamento: 2009
Segue o trailer do filme, que saiu do cinema há pouquíssimo tempo. Extremamente fiel ao livro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário