Jogos Vorazes - Suzanne Collins

Um livro realmente muito bom, que superou minhas expectativas *-*


SINOPSE

Após o fim da América do Norte, uma nova nação chamada Panem surge. Formada por doze distritos, é comandada com mão de ferro pela Capital. Uma das formas com que demonstram seu poder sobre o resto do carente país é com Jogos Vorazes, uma competição anual transmitida ao vivo pela televisão, em que um garoto e uma garota de doze a dezoito anos de cada distrito são selecionados e obrigados a lutar até a morte! Para evitar que sua irmã seja a mais nova vítima do programa, Katniss se oferece para participar em seu lugar. Vinda do empobrecido distrito 12, ela sabe como sobreviver em um ambiente hostil. Peeta, um garoto que ajudou sua família no passado, também foi selecionado. Caso vença, terá fama e fortuna. Se perder, morre. Mas para ganhar a competição, será preciso muito mais do que habilidade. Até onde Katniss estará disposta a ir para ser vitoriosa nos Jogos Vorazes?

RESENHA

Antes de dizer o que eu achei do livro, eu gostaria de contar como eu ganhei esse livro. Eu me lembro que era dia das crianças e mesmo com quinze anos de idade nas costas, eu ainda peço presentes no dia 12, além do mais, no dia 24 de outubro eu faço aniversário, então o décimo mês do ano é perfeito pra eu ganhar um monte de livros e encher minha estante.

Eu tinha uma lista de livros para pedir, mas estava em dúvida entre alguns. Minha tia mandou uma mensagem perguntando qual livro eu queria e eu meio que não pensei antes de responder "Jogos Vorazes - Suzanne Collins". Depois eu me arrependi de ter pedido o livro, pois tinha vários outros na lista que eu estava querendo mais do que o que  Jogos Vorazes.

Enfim, o livro ficou na minha prateleira enquanto eu lia alguns livros como o volume único de "As crônicas de Nárnia" , mas este estava ficando tedioso e eu decidi pegar um livro novo. Meio hesitante, eu tirei o livro da prateleira e comecei a ler.

Eu não vou mentir, o fato do livro ser narrado na primeira pessoa do presente não ajuda muito, pois é uma leitura estranha, todos estamos acostumados com a narração no pretérito, então, apesar de eu considerar isto um defeito, podemos dizer que é uma característica única da trilogia. 

O texto é muito bem-escrito, de modo que você consegue se colocar na história, muitos livros são tratados como apenas um texto, pois você não consegue se colocar naquele contexto, não acontece aquela "viagem" que faz com que nos desliguemos do mundo real e com certeza Jogos Vorazes não se encaixa nessa categoria.

O enredo e a essência da história também são muito bons, mas algo que considerei defeituoso foi o livro te proporcionar uma agonia em certas partes. Bate um desespero porque você se sente no lugar de Katniss, morrendo na arena, você não chora, mas também não consegue se sentir bem lendo e imaginando todo aquele sofrimento.

Eu considero isso falho e provavelmente o maior motivo de abandonos do livro, ninguém gosta de sofrer, ainda mais com livros, não? Acredito que foi por isso que no filme, eles tornaram tudo mais ameno, tirando alguns detalhes horríveis que estão presentes no livro. 

Os personagens são marcantes, assim como o universo de Panem, as pessoas da Capital, os distritos, os pacificadores... tudo naquele livro lembra um pouco o nosso mundo - de forma inteligentíssima - como se a autora desse uma ideia futurista da América do Norte. O fato do livro mexer bastante com rebeldia contra a opressão da Capital e revolução é emocionante, lembra os protestos pelo fim da ditadura em diversos países do mundo.

Por fim, eu concluo esta resenha dizendo que Jogos Vorazes é um livro muito forte, mas ao mesmo tempo, é muito bom e todo aquele arrependimento por ter pedido o livro no dia das crianças foi embora quando eu li a última página. Eu recomendo.

Título original: The Hunger Games
Idioma: Inglês
Gêneros: Universo Alternativo, Ficção, Aventura, Romance. 
Lançamento: 2008

Segue o trailer do filme "Jogos Vorazes" de 2012. Por sinal, muito fiel ao livro.



Nenhum comentário:

Postar um comentário