Meninos Sem Pátria - Luiz Puntel

Heeey, marshmallows lindos que eu estava morrendo de saudade! <3

Perdão por ficar tanto tempo sem postar aqui no blog, é que estava com sérios problemas pessoais. Mas o que importa é que eu voltei com algumas sínteses para vocês, e a primeira dela é deste livro maravilhoso que eu guardava em um cantinho e só ha poucos dias fui descobrir que era preciso que lê-lo.


Meninos sem Pátria é um livro que trata de um assunto que já foi muito polêmico durante a Ditadura Militar, por volta das décadas de 60/70, aqui no Brasil: o exílio. É uma obra muito bonita de se ler - principalmente para os que, assim como eu, são amantes da história.

Síntese

O narrador personagem é Marcão, um garoto com 10 anos de idade que como a maioria dos brasileiros residentes do Rio de Janeiro amam futebol. Marcão tem um irmão mais novo, o Rico e sua mãe está esperando outro bebê. O seu pai é jornalista de um jornal que tem grande repercussão, o Binóculo. A família parece estar indo muito bem, até que a sede do Binóculo é invadida. Tudo se dá devido a notícia sobre a tortura de um padre pelos militares que Zé Maria - o pai de Marcão - publicou. A partir de então, eles começam a receber estranhas ameaças, telefonemas e são seguidos frequentemente. Não há nenhuma outra saída senão fugir. 

Zé Maria parte para um lugara seguro, sem dar notícias à família, mas logo todos descobrem que ele está bem e partem em uma viagem que é só o início dessa lona jornada que irá durar quase 10 anos. O primeiro destino é o Chile e o último, a França onde passam a maior parte do tempo e para onde vários outros exilados brasileiros fugiram.

O livro conta bastante sobre ambos os países - Brasil e França - de uma forma que dá saudades da nossa Pátria, mesmo estando aqui. A emoção que as personagens sentem ao ouvir o Hino Nacional e a tristeza daqueles que nem sequer chegaram a aprendê-lo, tudo mexe com alguma coisa dentro de nós e revira o estômago, até as lágrimas começarem a rolar pelo rosto. A vontade que eles tem de retornar para Casa e a saudades dos amigos que conquistaram... é perfeito. E me arrependo plenamente de não tem lido antes um livro tão bom quanto este.

O autor se baseou na história de um de seus alunos, que também teve que abandonar sua pátria - a Angola - e deixar para trás todas as tradições, amigos e etc. O livro é curto e vale muito á pena perder alumas horinhas lendo Meninos Sem Pátria.


Não há nenhuma adaptação aparente, embora exitam muitos filmes que tenham esse tema como referência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário